Calema lança “Onde Anda”, com participação de Zé Felipe

Duo português Calema traz a participação do brasileiro Zé Felipe no single e videoclipe da super dançante “Onde Anda”; Virgínia Fonseca também aparece

Talvez você nunca tenha ouvido fala no duo português Calema. Confesso que até pouco tempo atrás, eu também não. Os meninos devem ter uma maior visibilidade no Brasil agora que lançaram o single e o videoclipe da super dançante “Onde Anda“, em parceria com o brasileiro Zé Felipe, um dos muitos filhos de Leonardo.

A faixa está disponível em todas as plataformas digitais de música e o videoclipe foi lançado no canal oficial do YouTube da produtora portuguesa Klasszik (e não no canal de nenhum dos dois artistas, o que foge bastante do habitual). Muitos nomes assinam a composição (são sete!), incluindo o próprio Zé Felipe e os irmãos que compõem o duo, Antônio Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. Completam o grupo Erdan Saidov, Nellson Klasszik, Nelson Heleno e Newton Fonseca.

Onde Anda” traz a fusão de ritmos brasileiros e africanos, e essa mistura resulta em uma canção muito solar e dançante. O videoclipe traz, inclusive, muitas coreografias, visual fluído e variedade de cores na fotografia. É uma canção alinhada à produção musical do Calema, sempre banhada em nuances africanas e que consegue falar de temas espinhosos (quando eles aparecem) de forma leve. Aliás, “Onde Anda” traz a saga do rapaz que tem um encontro casual com a moça de quem ele não sabe nem o nome e ela manda um bilhete dizendo estar grávida, antes de sumir.

No tratamento pós produção, as vozes dos três cantores estão bem parecidas, mas se você tirar um tempo para ouvir o Calema separadamente, verá que, na verdade, não são muito semelhantes. Zé Felipe é um suposto sertanejo que tem se dedicado a fugir do segmento, lançando sucessivas parcerias no funk, piseiro e outros ritmos. De todas, esta com o Calema é a faixa mais agradável. Ele sempre dá um jeito de incluir a esposa, Virgínia Fonseca, em tudo o que faz. Aqui, ela faz uma ponta no videoclipe.

Falando em Calema, o duo é composto por dois irmãos, que nasceram na ilha africana de São Tomé e Príncipe, próxima à costa de Camarões. O português é o idioma oficial do local, mas há variações da língua e outros dialetos de origem africana que também são falados na ilha. Esse caldeirão de línguas e culturas está presente de forma muito clara na música do Calema, o que a deixa bem interessante.

O nome Calema remete a uma especial ondulação na costa africana, como as ondas ao chegar a praia trazem consigo sempre alguma coisa. Desde muito cedo, participaram de vários concursos de música, vencendo o Lusartist. O meninos do Calema chegaram a participar do “The Voice França”, mas não foram longe na competição.  Na sequência, começaram a trabalhar no disco de estreia “Bomu Kêle” (que significa “vamos acreditar” em criolo) e que traz os irmãos como compositores de todas as faixas.

Leia também:

Mais tarde, o Calema lançou o álbum “A Nossa Vez” ou simplesmente “ANV”, que incluiu a música “A Nossa Vez”. A canção terminou o ano de 2017 como o vídeo mais visto no YouTube, considerando o nicho de países que falam oficialmente a língua portuguesa. Em fevereiro de 2019, foram anunciados como compositores e intérpretes da música “A Dois”, que participou do importante Festival da Canção 2019, de Portugal.

Já em 2020, em plena pandemia de Covid-19, lançaram o álbum “Yellow”, que alçou os meninos ao estrelato em Portugal. O álbum chegou ao topo das paradas portuguesas e fez parte de muitos charts de faixas mais tocadas em diversos países europeus. Calema, guarde esse nome!

Assista ao videoclipe de “Onde Anda”, parceria de Calema com Zé Felipe: