Saiba quais atores farão parte do elenco da segunda fase de Pantanal
Com início hoje, a tão aguardada segunda fase de Pantanal terá a troca de boa parte do elenco e promete surpreender com os maiores atores da Globo
A segunda fase de Pantanal começa nesta terça-feira (12) e reserva muitas surpresas para o público. A trama, que tem atingido recordes de audiência para a Globo no horário nobre, ainda mais que o BBB 22, avança 20 anos no tempo e começa de fato a história marcante exibida pela TV Manchete em 1990.
Para tanto tempo de avanço, os atores serão substituídos, mas não é apenas isso que acontece: “Pantanal” passa a apresentar ao telespectador novos rumos, como a história de amor entre Juma e Jove já adultos, e a inserção de novos personagens que compõem a trama.
Para a fase mais madura (e interessante) da novela, a emissora carioca escalou alguns dos maiores atores e atrizes da casa. Nomes como Dira Paes e Murilo Benício substituem os jovens que, modéstia a parte, também deram um show de atuação.
Confira abaixo as mudanças no elenco e entrada de novos personagens:
- Alanis Guillen será Juma Marruá
- Jesuíta Barbosa será Jove
- Marcos Palmeira substitui Renato Góes como José Leôncio
- Karine Teles substitui Bruna Linzmeyer como Madeleine
- Camila Morgado substitui Malu Rodrigues como Irma
- Caco Ciocler substitui Gabriel Stauffer como Gustavo
- Dira Paes substitui Letícia Salles como Filó
- Murilo Benício será Tenório
- Isabel Teixeira será Maria Bruaca
- Julia Dalavia será Guta
- Juliano Cazarré será o peão Alcides
- José Loreto será Tadeu
- Guito será Tibério
- Gabriel Sater será Trindade
- Almir Sater será Eugênio
Veja quem são os novos personagens:
Leia Também:
- Sérgio Reis revela bastidores de Pantanal: “Lutava com jacarés”
- Saiba quem canta a música de abertura da novela Pantanal
- Roberta Miranda se emociona ao falar da trilha sonora de Pantanal
Trilha sonora da novela foi alvo de polêmicas

“Pantanal” foi o maior sucesso da antiga TV Manchete, que exibiu a novela de Benedito Ruy Barbosa em 1990, conquistando o primeiro lugar e movimentando a audiência da TV Brasileira na época. O tema da abertura cantado pelo grupo Sagrado Coração da Terra foi composto por Marcus Viana marcou a história de uma geração que acompanhou a saga de Juma Marruá, interpretada por Cristiana Oliveira.
No entanto, em entrevista ao Observatório da TV, o compositor revelou que na ocasião ele foi convidado pelo diretor Jayme Monjardim, para fazer a trilha incidental da novela, mesmo sem conhecer o pantanal.
“Fui chamado para a trilha sonora e trilha incidental. Como eu sempre compus canções e sempre cantei minhas obras, na hora que vi a abertura falei: ‘Vou fazer uma aqui’. Tinha recebido umas imagens aéreas de rios que pareciam capilares, os vasos do planeta Terra como se fossem artérias ou veias de um grande corpo verde. A letra nasceu desta vista aérea, ‘são como veias… os rios que trançam o coração do Brasil’.
O compositor continuou o desabafo “Não fui contratado para fazer abertura nenhuma, mas mandei e fiquei esperando. Passou um mês, liguei de volta. ‘Queria saber se já escolheram a abertura’. A secretária falou: ‘Sei que o que ficou de abertura foi uma chata: Ô ô ô’. Foi assim que descobri que minha canção iria para a abertura. E foi feita de qualquer jeito. Mandei uma nova, toda bem arrumadinha. Ouvi: ‘Está uma bosta, a outra que é boa!’. Televisão tem muito disso.”
Mas diferente do que muita gente imagina, Marcus Viana não foi chamado para para participar do remake e só descobriu que sua música estava sendo usada dias antes da estreia da novela.
“A Globo, usando a minha voz e a trilha passada de Pantanal, está fazendo uma chamada afetiva para as pessoas que assistiram. ‘Ei, vocês que viram Pantanal, olha aqui, ó!’. A música com imagens em 8K. 8K! Nem sei o que é isso. ‘A turma que ouviu Pantanal, lembra dessa música? Está aqui!’. A emissora está fazendo essa leitura de memória afetiva, uma chamada para o coração das pessoas. Você não lembra direito, mas quando toca a música seu coração bate.” declarou
O novo tema da novela Pantanal é interpretado por Maria Bethânia com arranjos feitos por Almir Sater.