O Menino Da Porteira; Relembre a história por trás do clássico filme sertanejo
O Menino da Porteira

Director: Jeremias Moreira Filho
Date Created: 2009-03-06 18:00
O menino da porteira foi uma história vivida pelo cantor Teddy Vieira. O sertanejo que faleceu antes da música ser sucesso contou a trama de uma tragédia acontecida no interior
“O menino da porteira” foi uma música lançada em 1955 pelos sertanejo Teddy Vieira. A canção acabou virando história de filme e foi gravado pela primeira vez em 1976 com Sérgio Reis e Márcio Costa sendo protagonista. Em 2009 surgiu uma nova versão dirigido por Jeremias Moreira Filho e teve o atualmente funkeiro João Pedro Carvalho com o papel principal ao lado do sertanejo Daniel. Vale destacar que a trama atual seguiu a ideia do filme de 1976.
O longa-metragem é um drama brasileiro que retrata a história de Rodrigo (Márcio costa em 1976 e João Pedro Carvalho em 2009), o garoto que sonhava em ser boiadeiro, e o vaqueiro, o Diogo (Sérgio Reis em 1976 e Daniel em 2009) que chegava a região para acabar com o monopólio do chefão Batista protagonizado por (Jofre Soares em 1976 e José de Abreu em 2009).
Leia mais:
- Relembre os 10 maiores sucessos de Simone e Simaria ao longo da carreira
- Simone e Simaria emplacam “Rapariga” no Top 200
- Quiz Gusttavo Lima – Teste os seus conhecimentos sobre a carreira do Embaixador
Diogo estava chegando na região de “Ouro Fino” na fazenda do maior vendedor de gado, o Batista. Durante seu percurso, o boiadeiro encontrou Rodrigo, “O menino da porteira” que pediu para ele tocar o berrante enquanto abria a porteira, a partir dali, surge uma amizade entre os dois, já que o garoto queria ser como ele quando crescesse.
Quando ele passa a conhecer e entender a realidade do vilarejo, decide lutar a favor dos moradores e vai contra os valores absurdos que Batista cobrava na região. O major fica sabendo do motim e manda seus capangas para pressionarem os moradores a pagar pelo preço que ele exige e queimar algumas casas.
Os morados da região resolvem fazer uma reunião para invadir a fazenda do Major Batista, durante a perseguição, “O menino da porteira”, Rodrigo, acaba sendo pisoteado por bois e morre. O chefão faz pouco caso da situação e gera ódio em Diogo que saca uma arma, mas, ao invés de atirar ele solta um touro para cima do homem e ele morre, com ele acaba o monopólio e as ameaças da região.
Elenco de O Menino da porteira em 1976
- Sérgio Reis (Diogo)
- Jofre Soares (Major Batista)
- Márcio Costa (Rodrigo)
Elenco em 2009
- Daniel como Diogo Mendonça
- Vanessa Giácomo como Juliana
- José de Abreu como Major Batista
- Rosi Campos como Filoca
- Eucir de Souza como Otacílio Mendes
- Antônio Edson como Zé Coqueiro
- Valter Santos como João Só
- Zedu Neves como Dr. Almeida
- João Pedro Carvalho como Rodrigo
- Edu Chagas como Chico Fu
Prezando pela originalidade
Toda a equipe do filme recebeu como conselho que não assistisse à versão original, para evitar imitações.
Entrando no personagem
Para compor a personalidade mal-humorada de seu personagem, José de Abreu imaginou que ele sofria de uma crônica dor de dente. O ator então decidiu ir ao dentista e retirar uma ponte, de forma que a dor que sentia torna-se sua interpretação mais autêntica.
Inspiração na arte
A caracterização do personagem Zé Coqueiro foi inspirada na pintura “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Jr., que integra a Pinacoteca de São Paulo.
Filmando no estado de São Paulo
As filmagens ocorreram na cidade de Brotas, no interior paulista, e na cidade cenográfica construída no Pólo Cinematográfico de Paulínia.
Prêmios
FESTIVAL DA LAPA
Ganhou
Melhor Cenário
Assista o trailler do filme
O Menino da Porteira

Director: Jeremias Moreira Filho
Date Created: 2009-03-06 18:00