Conheça as músicas que fazem parte da trilha sonora de “Pantanal”
Além de Almir Sater e Maria Bethânia, que cantam o tema da novela, saiba quais músicas estarão na trilha sonora de Pantanal
Chegou o grande dia da estreia de Pantanal! A partir desta segunda-feira (28), o Brasil volta a conhecer a história de Juma Marruá e companhia em uma roupagem completamente diferente, e tecnológica, da novela que fez o maior sucesso em 1990 na extinta TV Manchete. Com autoria de Bruno Luperi e elenco de peso, “Pantanal” também contará com uma trilha sonora de tirar o fôlego e nós te contamos todos os detalhes agora.
Além de Maria Bethânia, que canta a música de abertura de “Pantanal”, outros nomes conhecidos do público também estarão presentes na trilha sonora da novela. Quem canta a música “Amor de Índio“, tema do casal principal Juma e Jove, é ninguém menos que Gabriel Sater, filho de Almir Sater. O jovem ator ainda interpreta o papel de Trindade, o mesmo que o pai deu vida na versão original de Pantanal.
Apesar dos rumores de que a Globo usaria apenas músicas nacionais na trilha sonora de Pantanal, músicas internacionais também farão parte da trama. Iggy Pop empresta “The Passenger” para o tema de Jove, e Alceu Valença será a voz tema de Juma Marruá e José Lucas de Nada com a música “Dois Animais“.
Também fazem parte da trilha sonora o aclamado cantor Belchior, com “Comentário a Respeito de John” e Jair Rodrigues, com a música “Vaqueiro de Profissão“, ambas para José Leôncio, que na trama é representado por Renato Goés e Marcos Palmeira na primeira e segunda parte.
A sonorização também irá apostar fortemente na trilha instrumental para dar emoção às cenas no bioma brasileiro. O produtor musical da novela, Rodolpho Rebuzzi, afirma que “haverá muitas novidades na trilha, além das releituras”, ou seja, músicas novas e gêneros variados farão parte da nova novela da Globo e não ficarão restritas apenas à música caipira.
“As cenas que assistimos na sonorização estão espetaculares. São imagens deslumbrantes! É um trabalho muito grande, e o que eu sinto da equipe é que todos estão muito gratos por terem sido escolhidos para esse projeto. Fazer parte dessa história é uma responsabilidade gigantesca e um prazer enorme. Todo mundo vestindo a camisa, trabalhando e dando tudo o que pode para entregar uma novela que emocione as pessoas. Teremos surpresas bacanas”, destacou Rodolpho em entrevista.
Leia Também:
- Globo aposta em formato inédito para trilha sonora de “Pantanal”
- Globo escala ator desconhecido para viver papel de Sérgio Reis em “Pantanal”
- “Pantanal” era para ser série da Globoplay antes de virar novela
Relembre as músicas da primeira versão de Pantanal

Os encantos de Pantanal foram um dos principais motivos para o sucesso da novela na década de 90, juntamente da história fantasiosa de que Juma virava onça, a aparição do Velho do Rio e outros mitos que rondavam a trama. Isso também acabou sendo palco para muita polêmica, com cenas emblemáticas, inspiradas no folclore brasileiro, que marcaram gerações e poderão estar presentes no remake da Globo.
Um dos principais motivos do sucesso de Pantanal foi a trilha sonora da novela escolhida a dedos pela alta cúpula da TV Manchete naquela época. Dividida em dois volumes, a trilha sonora de Pantanal trouxe grandes artistas sertanejos para a trama, incluindo Sérgio Reis, que também atuou e revelou ter lutado com onças no Pantanal diversas vezes.
Entre os nomes que compuseram a trilha sonora de Pantanal destacaram-se Renato Teixeira, Marcus Viana, Caetano Veloso e Almir Sater, que canta o tema de abertura do remake ao lado de Maria Bethânia. Confira a seguir a trilha sonora da primeira versão de “Pantanal”:
Pantanal – vol. 1
- “No Mundo dos Sonhos” – Robertinho do Recife (tema de Jove)
- “Quem Saberia Perder” – Ivan Lins (tema de José Leôncio)
- “Apaixonada” – Simone (tema de Irma)
- “Divinamente Nua a Lua” – Orlando Moraes (tema de Guta)
- “Amor Selvagem” – Marcus Viana (tema de Juma e Jove)
- “Estrela Natureza” – Sá & Guarabira (tema de Maria Marruá, depois tema de Juma)
- “Pantanal” – Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
- “Memória da Pele” – João Bosco (tema de Madeleine)
- “Castigo” – Léo Gandelman (tema de Gustavo)
- “Um Violeiro Toca” – Almir Sater (tema de Tibério)
- “Triste Berrante” – Solange Maria e Adauto Santos (tema de Filó)
- “Comitiva Esperança” – Sérgio Reis (tema de locação: comitiva dos peões de José Leôncio)
Pantanal 0 vol. 2
- “Tocando em Frente” – Maria Bethânia
- “Meu Coração” – João Caetano (tema de José Lucas de Nada)
- “Cantar” – Sílvia Patrícia e Caetano Veloso
- “Reino das Águas” – Marcus Viana
- “Chalana” – Almir Sater (tema de locação)
- “Pantanal” – Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
- “Saudade” – Renato Teixeira
- “A Glória das Manhãs” – Sagrado Coração da Terra (tema de locação: Ninhal)
- “Garça Branca” – Cláudio Nucci (tema de Maria Bruaca)
- “Paz” – Sagrado Coração da Terra (tema de Irma)
- “Peão Boiadeiro” – Sérgio Reis
- “Espírito da Terra” – Marcus Viana
- “Noite” – Marcus Viana